Matérias

Busca

Busca por Matérias

ok

O mundo inteiro comemora o dia do café


Tem gente que bebe café pelo simples prazer que ele proporciona. Outros fazem isso na tentativa de se manterem acordados ou para aumentar a concentração. Há também aqueles que não dão o almoço por encerrado sem antes saborear a bebida. Independente do momento do dia ou do objetivo pelo qual o cafezinho é consumido, o fato é que a grande maioria dos brasileiros não consegue viver sem ele.
Se é difícil abrir mão dele um dia sequer, no Dia Internacional do Café, comemorado em 14 de abril, nada é capaz de impedir que um coffee lover deguste pelo menos uma xícara bem coada da bebida. O momento também não poderia ser mais oportuno para saber mais sobre esse grão tão importante na nossa alimentação.
Para homenagear a bebida e mostrar por que ela é uma verdadeira paixão do nosso país, o site Qualitá entrevistou a consultora de café do Pão de Açúcar, Eliana Relvas. Confira:

Por que o brasileiro bebe muito café?
A bebida faz parte do hábito dos brasileiros, sendo sinônimo de amabilidade e boas vindas. É consumida em vários momentos do dia: de manhã, para acordar, no meio da manhã como a refeição intermediária, após o almoço e no lanche da tarde.

Qual é o tipo de café preferido do brasileiro?
Ele tem preferência por cafés mais fortes, menos ácidos, mas quando o café é de alta qualidade, somos unânimes: gostamos de cafés encorpados e naturalmente doces, inclusive no caso de expressos.

Por que o costume de tomar café depois do almoço é tão forte?
Quando não tomamos no final do almoço temos a impressão de que está faltando algo, além disso ele auxilia na digestão.

O seu consumo tem alguma contra-indicação?
O consumo moderado de três xícaras por dia não tem contra-indicação, mas não o recomendamos para quem tem arritmia ou pressão alta.

Quais as principais diferenças entre o café coado e o expresso?
No coado, usamos mais água do que no expresso, portanto é mais diluído. Já o expresso é mais concentrado porque usamos mais pó e menos água, a qual passa pelo pó sobre pressão, retirando todos os óleos essenciais.
Quais as dicas que você dá para preparar um bom café em casa?
- Guarde o pó de café na geladeira e o consuma até 15 dias
- Use água filtrada ou mineral e a aqueça até que fique suficientemente quente sem levantar fervura.
- Molhe e umedeça todo o pó de café e depois derrame a água lentamente até coar toda a bebida
- Deguste-o sempre fresco. Se precisar aquecê-lo, escalde xícaras e garrafas térmicas. Escaldar é o mesmo que jogar água quente no recipiente, para manter o calor e não deixar esfriar o líquido.
- Adoce da maneira que achar mais conveniente, mas o ideal é experimentar o café antes para saber se vai precisar mesmo adoçá-lo ou quanto de açúcar ou adoçante será necessário colocar.
Experimente as opções de café da Qualitá: torrado e moído, a vácuo torrado e moído e solúvel granulado.



 


+
Imprimir

Comentários

[0] comentárioscomentar
  • Obrigado.Seu comentário foi enviado com sucesso.

    comentar novamente

  • Não existem comentários para este conteúdo. Seja a primeira pessoa a comentar!



Comentar

O que você achou da matéria? Comente, dê sua dica, participe!

Para dúvidas, sugestões e reclamações, clique aqui

Para enviar comentários, preencha os campos abaixo:


(máximo 500 caracteres)

Li e aceito o termo de uso
Enviar