Matérias

Busca

Busca por Matérias

ok

Roupas sempre em ordem


Se você já teve dificuldade para encontrar uma malha no guarda-roupa num dia mais frio, é sinal de que suas roupas não estavam organizadas da forma como recomendam os especialistas. Para não perder mais tempo diante das roupas e evitar que elas transformem seu quarto numa grande bagunça, que tal se planejar para arrumar o seu armário com mais frequência?

Está em dúvida em relação à melhor data pra fazer isso? O ideal é a cada três, quatro meses, mas você pode poupar esforços e aproveitar as mudanças de estação. Segundo a consultora de organização pessoal Ana Maria Afonso, esses períodos são propícios para reciclar o que se tem no guarda-roupa e fazer rodízio das roupas, mudando-as de lugar. Segundo ela, preparar o guarda-roupa para uma nova estação implica também em deixar as coisas mais à mão e encontrar uma peça com mais facilidade.

Antes de organizar propriamente o guarda-roupa, é importante separar o que não se usa mais, o que não está mais servindo, além daquelas peças que permanecem com a etiqueta, sinal de que não caíram no seu gosto e dificilmente serão usadas. Concluída essa etapa, que para muita gente é a mais difícil, pelo fato de ter que se desfazer das coisas, o próximo passo é fazer o rodízio das roupas. “Trazer para frente as peças que serão usadas e deixar as outras numa parte mais funda ou mais alta do guarda-roupa facilita o acesso e ajuda a manter a organização”, explica a consultora.

Para quem não tem muito espaço no armário para fazer a separação das roupas, Ana Maria sugere, no caso da mudança de uma estação mais quente para uma mais fria, acomodar as peças leves no maleiro, ou embalá-las em sacos de TNT, que podem ser guardados em outro local, ou em caixas plásticas, dispostas debaixo da cama. “Só não pode esquecer de arejá-las regularmente, principalmente nos dias antes de voltar a usá-las”, afirma.

Depois da separação, é hora de colocar as peças, sapatos e acessórios nos locais mais adequados, para não deformá-los ou, ainda, ter problemas na hora de encontrá-los naqueles dias que se tem mais pressa. Devem ficar pendurados casacos mais pesados, calças de lã ou de outros materiais diferentes do jeans, além de saias, vestidos e peças mais longas. “Os cabides para pendurar os casacos precisam ser bons para sustentar bem o seu peso e não provocar deformações. Já as calças, saias e vestidos, o ideal é pendurar cada uma em um cabide, para não marcar o tecido e atrapalhar sua localização”, conta a especialista.

Nas prateleiras devem constar malhas, suéteres, calças de jeans, camisetas, moletons e abrigos de modo geral. Já as gavetas são apropriadas para guardar roupa íntima, meias, pijamas e roupas de ginástica, além de echarpes, xales e cachecóis, que também podem ser armazenados em caixas organizadoras. “Na verdade, é possível por várias coisas em gavetas, dependendo da sua altura e disposição no armário”, diz Ana.

Outra dica que pode ajudar a manter as roupas arrumadas por mais tempo é fazer a separação delas por cores. Como existe hoje uma enorme variedade de cores aplicada em roupas, deve-se agrupá-las pela proximidade das suas cores e estampas. “Isso ajuda saber de onde foi tirada determinada peça e para onde ela deve voltar no guarda-roupa”, afirma a consultora.

A regra de ouro para guardar os sapatos de forma correta é sempre limpá-los antes de levá-los para as sapateiras ou espaços específicos para eles no armário. Assim como as roupas, os sapatos que não serão usados numa determinada estação devem ser separados dos demais.

Dedique um dia enquanto estiver arrumando seu quarto para também organizar seu guarda-roupa. Qualitá tem produtos que ajudam nessa tarefa, como cabides simples e de madeira, além de caixas organizadoras em diversos tamanhos, que são práticas e fáceis de guardar.


+
Imprimir

Comentários

[1] comentáriocomentar
  • Obrigado.Seu comentário foi enviado com sucesso.

    comentar novamente

  • Elizabete/PR

    29/05/2012 - 18h14

    Utilizar as malas para guardar as roupas de determinada estação que não está usando no momento tbém é uma dica para economizar espaço.


Comentar

O que você achou da matéria? Comente, dê sua dica, participe!

Para dúvidas, sugestões e reclamações, clique aqui

Para enviar comentários, preencha os campos abaixo:


(máximo 500 caracteres)

Li e aceito o termo de uso
Enviar