Matérias

Busca

Busca por Matérias

ok

Verão com muita energia e disposição


Temperaturas elevadas, muito sol, praia e atividades ao ar livre. Para aproveitar as coisas boas que o verão proporciona é preciso ter energia e disposição, e o primeiro passo para isso é cuidar da alimentação, deixando-a mais leve e menos calórica.

Em dias mais quentes, é comum sentir menos fome, já que o organismo necessita de menos calorias e gasta menos energia para se manter aquecido. Por isso, a recomendação da nutricionista Cláudia Carvalho para o verão é o consumo de alimentos leves, naturais e de fácil digestão, evitando produtos com muita gordura, açúcar e sal.

Segundo Cláudia, o ideal neste período é ingerir muitas frutas, verduras, legumes, líquidos e fazer refeições pequenas. “Estes são os alimentos que mais devem ser consumidos no verão, pois passam a sensação de leveza e são pouco calóricos. Eles também contribuem para evitar a sensação de moleza e sono após a refeição, típica da estação mais quente do ano”. Para manter o equilíbrio nutricional, também é importante consumir carboidratos integrais, carnes magras, leguminosas e lácteos magros.

Os pratos coloridos continuam sendo regra. “Quanto mais colorido o prato, mais nutrientes diferentes são ingeridos”, explica a nutricionista. A hidratação também não pode ser descuidada, justamente por ser o período em que mais se perde água pela transpiração. Isso ocorre para reduzir a temperatura do corpo nos dias mais quentes. “É muito importante a ingestão de água pura, pois refrigerantes e bebidas açucaradas não trazem os mesmos benefícios e ainda acrescentam calorias ao longo do dia”, afirma. Em geral, a recomendação é ingerir 2 litros de água por dia.

Para tirar o máximo proveito da alimentação, inclusive para ganhar um bronzeado mais bonito na exposição ao sol, não podem ficar de fora do cardápio alimentos alaranjados, como a cenoura, mamão, laranja, abóbora, batata-doce e laranja. “Todos são fontes de carotenóides, substância que ajuda na formação da melanina, o pigmento presente na pele para proteção e promoção de um bronzeado adequado”, explica Cláudia.

 


+
Imprimir

Comentários

[1] comentáriocomentar
  • Obrigado.Seu comentário foi enviado com sucesso.

    comentar novamente

  • Claudia Carvalho/RS

    12/03/2012 - 21h11

    Ah eu não tinha visto! Adorei!


Comentar

O que você achou da matéria? Comente, dê sua dica, participe!

Para dúvidas, sugestões e reclamações, clique aqui

Para enviar comentários, preencha os campos abaixo:


(máximo 500 caracteres)

Li e aceito o termo de uso
Enviar